Hoje é

quinta-feira, 22 de julho de 2010

São José



Dia 19 de março, comemoramos o dia de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria e patrono da Igreja Universal, que por méritos pessoais tornou-se nosso intercessor junto a Deus, no céu. A história de sua vida, não foi escrita pelos homens, mas pelas suas principais ações, através dos inspirados evangelistas, que são recordadas pelo próprio Espírito Santo.
O que se diz nos evangelhos em relação a José, é tão conhecido que dispensa comentários. De ascendência real, José tem sua genealogia traçada tanto por São Mateus, quanto por São Lucas. José foi o protetor da reputação de Nossa Senhora, sendo necessariamente, como tal, o depositário dos segredos celestiais. Foi também o pai adotivo de Jesus, encarregado de guiar e sustentar a Sagrada Família, sendo ainda num certo sentido, o responsável pela educação daquele que, embora divino, gostava de ser chamado “o filho do homem”. Foi a profissão de José que Jesus aprendeu, foi o modo de falar de José que Jesus assimilou, foi enfim em José que Nossa Senhora mesma parece ter reconhecido todos os direitos de pai, quando pura e simplesmente disse: “Teu pai e eu, aflitos, te procurávamos”.

Nada de admirar que o evangelista adote-lhe a frase, e, ao tratar dos incidentes que acompanharam a apresentação do Menino no templo, diga-nos: “Seu pai e sua mãe admiravam-se das coisas que acerca do Menino diziam”.
Todavia, é positivamente muito restrito o nosso conhecimento sobre a vida de José, devendo ademais ser reconhecida como coisa de nenhum valor a “tradição” entesourada nos evangelhos apócrifos.
Embora São José seja hoje especialmente venerado em orações para pedir a graça de uma feliz morte, este aspecto da devoção que o povo tem ao santo demorou a ser reconhecido.
Segundo os historiadores, o culto a São José se proliferou a partir do século XV, sendo, mais tarde, proclamado patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX. Ele é o patriarca, o grande pai. A fuga para o Egito e a volta, lembram a história de todo o povo de Israel. Portanto, São José é o amigo dos pobres, dos pequeninos e dos sofredores.

ORAÇÃO À SÃO JOSÉ 
A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família.

Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-lo, respeita-lo e educa-lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.
Olhai todos os pais do mundo e especialmente os de nossa comunidade, para que com amor e dedicação eduquem seus filhos na fé cristã e para a vida.
Protegei todos os pais doentes, que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos. Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada a seus filhos.
Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família. Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade. Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.
Enfim, olhai por todos os pais para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna.
São José, rogai por nós !

Nenhum comentário:

Postar um comentário