Hoje é

domingo, 5 de setembro de 2010

Conversando sobre a Bíblia



 Às vezes é bom perguntar sobre quais livros mais lemos na Bíblia. As respostas oscilam entre os Evangelhos e os Salmos. Isso demonstra uma visão parcial, tanto do AT quanto do NT. Nossa cultura ainda não é a da leitura mais atenta de outros livros. Não cabe aqui fazer um juízo do que seja esta prática, se positiva ou negativa. É apenas uma constatação. 

Cada vez mais os cursos bíblicos se multiplicam e isso, sim, é muito positivo. As presentes linhas pretendem, apenas, indicar alguns caminhos mais centrais. Se propõem mais esquemáticas que portadoras de respostas. Sendo assim, o que buscamos é, na medida do possível, um contato com a Bíblia que seja mais próximo de seus textos, idéias e mensagem. Bom trabalho!      

1. Bíblia: Antigo Testamento         
 O que pensamos quando falamos em Bíblia? O que isso significa? Na verdade é algo muito mais complexo do que se imagina a uma primeira visada. Falar de Bíblia é falar de textos, diversos textos, diferentes textos. Quantas bíblias temos? É outro problema que muitas vezes é desconhecido por quem aborda o texto superficialmente. Para falar um pouco da história do texto é preciso mencionar, pelo menos, três línguas. Depois veremos que uma quarta e uma quinta se farão necessárias.

Para o AT, o Hebraico é a grande base dos textos. Tem-se fragmentos em Aramaico no livro de Daniel, único livro bíblico escrito em 3 línguas:
HebraicoAramaico e Grego, Jeremias, e outros tantos. Também o AT tem partes em Grego e até livros inteiros.
Na base do AT, como mencionado, está o hebraico. Por volta do 2o século aC., em razão de o hebraico não ser mais tão conhecido por boa parte dos judeus da diáspora (dispersão), foi traduzido para o Grego. Esta Bíblia se chamou Setenta ou 
Septuaginta (LXX) *. Parece que quando o NT cita o AT, segue esta tradução.       

É bom ligar pessoas a acontecimentos: Abraão (seu ciclo começa em Gn 11,27) - promessa; Moisés - Êxodo/libertação; Profetas - lembrança e aviso. Os salmos são a expressão popular da Bíblia, canto do povo, canto de festas, de romarias, de liturgias. Individuais e coletivos. No que se refere a uma visão de conjunto, podemos vislumbrar as seguintes etapas do povo na Bíblia:

a) histórias das origens (Gn 1-11)         
b) patriarcas (Gn 12-50) c) caminho para o Egito por causa da fome (Gn)
a) libertação do Egito (Ex   
b) conquista da terra (Js)    
c) reis e profetas (Reis - Crônicas - Is - Jr e outros) d) exílio e reorganização (Jr - Ez - Is- Esdras - Neemias)       
e) Jesus de Nazaré (NT)   

f) as primeiras comunidades (Atos e Paulo)

Alguns temas, aos quais chamamos tradições, ganham força no AT: 

CRIAÇÃO/ HUMANIDADE - PATRIARCAS - ÊXODO -  DESERTO - TOMADA DA TERRA
De todos eles, um dos mais lembrados é, exatamente, o tema do êxodo. Este com tudo o que ele implica: deserto, fome, sede, reclamações, sofrimentos, presença de Deus, carinho, proteção do Senhor**.

Para entender melhor o que foi dito até aqui sugerimos algumas leituras: Ex 3,7-8; Dt 8,1-20; Os 11,1-4; Is 5; Am 8,4-13; . Sl 79, 80 e 137.     

2. Bíblia: Novo Testamento 

Foi todo escrito em 
Grego. Sua composição deve ter sido completada em fins do 1o século dC. Parece que o escrito mais antigo é a 1a carta de Paulo aos Tessalonicenses (49-50?). Os evangelhos são mais posteriores. Parece que o mais antigo é o de Marcos, antes do ano 70 dC; depois Mateus e Lucas, por volta dos anos 80 dC. Por fim, João, na última metade dos anos 90 dC. A quarta língua a que fizemos menção é o Latim . A Vulgata (de vulgar, língua comum) foi a tradução que São Jerônimo fez, da Bíblia, no século 4o dC.
 _____________________________

*A tradição conta que 70 anciãos traduziram o texto do AT em lugares diferentes e de modo idêntico. É mais uma lenda, não existem bases sólidas para se entender tal evento.
**Alguns excelentes livros introdutórios para o estudo da Bíblia são: J. LUIS SICRE. Introdução ao Antigo Testamento. Petrópolis: Vozes, 1999; CHARPENTIER, E. Para uma Primeira Leitura da Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1980; GRADL, F.- STENDEBACH, F.J. Israel e seu Deus - Guia de Leitura para o Antigo Testamento. São Paulo: Loyola, 2001; GNILKA J. Jesus de Nazaré. Petrópolis: Vozes, 2000; GASS. I. B. Uma introdução à Bíblia. São Leopoldo: CEBI - São Paulo: Paulus, 2002 (parece que já são cinco livros nesta coleção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário