Hoje é

sábado, 15 de janeiro de 2011

Disponibilidade Missionária

Sacerdotes da Arquidiocese começam o ano com novas paróquias e diferentes desafios


"O padre é nada e ao mesmo tempo é tudo, porque age em nome de Deus, preparando estradas para que as pessoas caminhem ao encontro de Jesus". A afirmação do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, diz em poucas palavras o que representa a vida dos sacerdotes. Esta semana alguns deles viveram este sentido de maneira mais forte assumindo uma nova missão na Igreja de Belém.O primeiro deles foi o padre Agostinho Cruz, ordenado em junho do ano passado sacerdote, assume sua primeira paróquia, a de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, ao lado do vigário paroquial, padre Rangel Anderson.
A celebração de posse aconteceu no domingo e contou com a intensa participação da comunidade, que também aproveitou para se despedir do antigo pároco Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, que nesta sexta-feira, 14, às 19h, toma posse no Santuário de Fátima.As mudanças nos comandos das paróquias da Arquidiocese de Belém não param por aqui. No bairro do Guamá, a paróquia de São Pedro e São Paulo já recebeu o novo pároco, padre Adalberto Brandão na última segunda-feira. Paróquia que antes era administrada pelo padre Ederaldo da Mata, que no dia seguinte, passou a estar à frente da paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, no Conjunto Providência, antiga casa de padre Adalberto.
Todas estas modificações têm um só objetivo: o bem da comunidade e de suas necessidades pastorais. Sob novos comandos cada paróquia dá seguimento ao trabalho de evangelização. Para as comunidades, fica a saudade dos antigos párocos e expectativa sobre os sacerdotes que acabam de chegar. Dom Alberto explica que um sacerdote não pode pensar com a sua cabeça somente, ele precisa pensar focado em Deus e no que Ele deseja. Isto é o que explica a necessidade de "desprendimento" de cada sacerdote. Monsenhor Cid, por exemplo, durante sua despedida de Icoaraci após nove anos de trabalho, disse que seu sentimento era de gratidão ao povo, mas ressaltou que seu "coração e amor estão em Deus", e onde for necessário ele irá estar. "É para isso que sou padre", disse.
Já o Padre Agostinho, conta que ao receber o convite de Dom Alberto, debruçou sobre a palavra de Deus, para fortalecer-se. "Lembrei de meu lema sacerdotal: 'o amor é maior', e durante a leitura encontrei outra passagem: 'No amor não há tremor', eis -me aqui". Além disso, Dom Alberto explica que um padre deve ter disponibilidade missionária para servir e para ouvir. Estes são, aliás, requisitos fundamentais para um sacerdote. "O centro da vida de um padre é o altar, ele precisa ser um homem de oração, de Deus, consagrado no senhor".
Confira as próximas Posses
Dia 14.01- 19h - Santuário de Fátima - Monsenhor Raimundo Possidônio
Dia 15.01- 19h- Paróquia de São Judas Tadeu - Padre Antônio Oliveira
Dia 16.01 - 10h- Instalação da Paróquia de São Francisco das Ilhas - Padre José Reinaldo
Dia 30.01 -19h- Instalação da paróquia de São José - Padre Wiremberg Silva
Dia 31.01- 19h- Paróquia de Santa Luzia - Padre Fábio Quintal

Fonte: Fundação Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário