Hoje é

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nova paróquia em Belém

Comunidade de São José recebe nova responsabilidade na Arquidiocese e se prepara para a missão de ser Paróquia


Com mais de trinta anos de história, comunidade de São José prepara-se para dar um novo passo dentro da Igreja em Belém, e tornar-se paróquia neste domingo, dia 30, às 19h, com transmissão ao vivo pela Tv Nazaré, canal 30. Localizada no centro da cidade, próximo a uma das avenidas mais movimentadas, a Doca de Souza Franco, é conhecida como uma comunidade ativa, que a partir de agora assume uma nova missão ao lado de seu primeiro pároco, padre Wiremberg Silva.

Segundo o sacerdote, a expectativa são as melhores possíveis. "Sempre que assumimos um trabalho, este é para o bem da própria Igreja e do povo. A paróquia de São José é comunidade desde 1975, tem minha idade. O meu sentimento é como se ela tivesse sido feita para mim", afirma.

Esta não é a primeira paróquia que o padre Wiremberg atua. Com quase três anos de ordenação sacerdotal, o padre já trabalhou como vigário na paróquia de São Sebastião e a mais recente, na de São Pedro e São Paulo. "Estou abraçando esta realidade nova para eles e para mim, com muita disposição de trabalho para ajudar a crescer, e com eles formar uma paróquia presença na comunidade do ponto de vista humano e familiar".

Apesar da leitura do decreto de instalação oficial acontecer somente neste final de semana, os trabalhos já começaram desde o ano passado. O sacerdote explica que teve o primeiro contato com os paroquianos ainda no mês de novembro. O motivo era já delinear as propostas de atividades para este ano, reformar parte da estrutura da comunidade que passa a ser paróquia, além dos preparativos da festividade de São José que começam no dia 6 de março, mas as peregrinações iniciam já no próximo dia 5.

O paroquiano Raimundo Souza, que também é um dos coordenadores da comunidade, está muito ansioso, pois junto com a nomeação de Paróquia virá também mais responsabilidades, já que haverá agregação de capelas nas proximidades da comunidade e aumento do número de pessoas a ser evangelizadas. "Estamos na expectativa por saber que teremos novos desafios e responsabilidades, mas continuaremos a evangelizar, assim como hoje já fazemos", ressalta.

HISTÓRICO

Ainda na década de 1970, algumas paroquianas de Nazaré organizaram o grupo "Clube de Mães", em que o principal objetivo era realizar pequenos trabalhos sociais, como visitas e peregrinações nas casas situadas próximo à Rua Domingos Marreiros.

Já em 1975, os paroquianos que haviam participado do Encontro com Cristo foram convidados pelo então Pároco de Nazaré, padre Giovanni Incampo, a desenvolver um trabalho pastoral ainda maior naquela área. Os leigos se animaram com a missão e iniciaram a caminhada da comunidade em 19 de março do mesmo ano, batizando-a de "São José", por ser dia do santo e honrando ao esposo da Virgem Maria, padroeiro da família e patrono da Igreja.

Os primeiros trabalhos foram direcionados à construção de um Centro Social. Um casebre comprado pelos primeiros comunitários foi o abrigo inicial dos fiéis, que participaram ativamente dos primeiros grupos de oração e pastoral.
Atualmente a comunidade conta com vários movimentos e pastorais, a Igreja em honra a São José está erguida no mesmo local do pequeno casebre, porém toda revitalizada com dois andares contendo: salas de reuniões, capela ao Santíssimo Sacramento e um centro de atendimento médico e odontológico, para o atendimento dos irmãos mais carentes.

Fonte: Fundação Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário