Hoje é

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PARÓQUIA REALIZA FESTA JUNINA



Neste  final de semana, 10 e 11/06 (sexta-feira e sábado), sempre ao termino da santa missa por volta das 20h30, a Paróquia são José realizará sua já tradicional Festa Junina. O evento terá lugar no pátio da Igreja, na rua Domingos Marreios 104, no Bairro Umarizal,  em  Belém (PA). Além de várias atrações como: bruney e seus teclados, Camila Tavares e banda, quadrilhas e concursos de miss, teremos também  comidas típicas, serão instaladas barraquinhas com pé de moleque e cocadas, suvenir da paróquia, sorteios  e muito mais!
VENDA DE CARTÕES DE CONSUMAÇÃO ESTÃO SENDO REALIZADO ATRAVÉS DA SECRETARIA PAROQUIAL E MEMBROS DO CONSELHO PAROQUIAL.
Fogueira, fitas... Dança e animação. Todos nós conhecemos muito bem a tradição da Festa Junina. Mas a verdadeira história da origem dos festejos juninos vem de muito tempo atrás. Segundo o livro Didática do Folclore, de Corina Ruiz,  Nossa Senhora e Santa Isabel eram muito amigas. Por esse motivo, costumavam visitar-se com freqüência, afinal de contas, amigos de verdade costumam conversar bastante. Um dia, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora para contar uma novidade: Estava esperando um bebê ao qual ela daria o nome de João Batista. Ela estava muito feliz por isso!
Mas naquele tempo, sem muitas opções de comunicação, Nossa Senhora queria saber de que forma seria informada sobre o nascimento do pequeno João Batista. Não havia correio, telefone, muito menos Internet e e-mails. Sendo assim, Santa Isabel combinou que acenderia uma fogueira bem grande, que pudesse ser vista à distância. Combinou com Nossa Senhora que mandaria erguer um grande mastro com uma boneca sobre ele. O tempo passou e, do jeitinho que combinaram, Santa Isabel fez.
Lá de longe Nossa Senhora avistou o sinal de fumaça, logo depois viu as labaredas que subiam e desciam. Ela sorriu e compreendeu a mensagem. Foi visitar a amiga e a encontrou com um belo bebê nos braços. Era dia 24 de junho. Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, danças e muito mais!

Um comentário:

  1. Muito legal ler sobre esta tradição. Farei o possível para participar da Festividade. e Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir