Hoje é

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tema do Círio 2010: "MARIA, A BEM AVENTURADA PORQUE ACREDITOU"


Ao justificar essa escolha, pesaram variados aspectos que ajudam a compreender a necessidade e a importância do mesmo. Vejamos alguns: com o tema “Em Maria, a Palavra se fez carne” no Círio de 2009, deu-se início como que a um projeto de Iniciação Cristã, um processo catecumenal tão apreciado hoje em toda a Igreja e que é também proposta da CNBB para que em todas as dioceses do Brasil seja implantado. 
O tema da Palavra corresponde, dentro desse processo, ao início de um caminho que anuncia Jesus Cristo aos irmãos já batizados que vivem afastados de seu compromisso de fé, afastados da comunidade, sendo vítimas de toda espécie de apelos religiosos que são oferecidos no mercado religioso atual. Este primeiro anúncio colocou a Palavra de Deus, através das peregrinações, no coração das pessoas chamando-as novamente para Cristo. Cremos que precisamos continuar esse caminho oferecendo agora a oportunidade de um aprofundamento da fé através do Catecismo da Igreja Católica, pois a vida da pessoa é conhecer e amar a Jesus Cristo, sendo, portanto, a Catequese o meio pelo qual a fé é transmitida. 
Maria é o grande modelo de fé para todos nós, porque, como proclamou Isabel, é “a bem-aventurada porque acreditou” (Lc 1,45). O tema corresponde à primeira parte do Catecismo que trata da fé, do estudo e da vivência do Credo. A partir daqui sugerimos que nesses próximos anos os temas dos Círios estejam relacionados ao projeto catequético-catecumenal baseados nos quatro pilares do Catecismo: A profissão da fé (Credo), os sacramentos da fé, a vida da fé (Os Mandamentos) e a oração na vida da fé (O Pai-Nosso). Isso nos leva a trabalhar em conjunto com o projeto missionário continental e arquidiocesano (Missão Continental e Belém em missão) para ajudar no fortalecimento das pequenas comunidades ou no surgimento de novas pequenas comunidades. Essa será uma das metas a ser alcançada e será sempre sugerida como gesto concreto nos encontros das peregrinações.
Espera-se, desse modo, suprir algumas lacunas na formação cristã de nossos irmãos e irmãs e ajudá-los na sua vida do dia-a-dia. Quando vemos tanta imoralidade ou amoralidade no trato com a coisa pública, tantas atrocidades e atentados contra a dignidade da vida humana e a destruição da natureza, e tudo isso aceito como normalidade, e infelizmente, envolvendo pessoas reconhecidamente cristãs, que até agradecem a Deus o mal feito ou que fazem parte de nossos grupos eclesiais, vemos que é hora de dizer um basta a tudo isso. E a única maneira de fazê-lo é trazendo a mensagem da Palavra de Deus e a vivência da fé para dentro do coração de tantas pessoas. E o Círio de Nossa Senhora de Nazaré será a grande oportunidade para isso.


Fundação Nazaré de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário