Hoje é

sábado, 27 de novembro de 2010

Exortação à vigilância

Raul Monteiro, raulmont_72@hotmail.com


Evangelho do 1º Domingo do Advento
Mateus 24, 37-44


REFLEXÃO
Nesta semana, Jesus nos conscientiza da brevidade da nossa vida e nos alerta da necessidade de estarmos em constante vigilância. Isso significa que o momento da vinda do Filho do Homem é um mistério que só a Deus pertence. Orienta-nos, também, para não darmos prioridade às coisas materiais, esquecendo as espirituais; contudo devemos estar sempre em busca da justiça social no caminho do reino do céu.
E ainda nos lembra que a nossa existência aqui na terra tem prazo determinado, como no tempo de Noé "quando todos comiam, bebiam, casavam-se". E quando Noé fechou a porta da arca ninguém percebeu, até que veio o dilúvio e arrastou a todos.
Jesus nos mostra que as coisas com as quais nos ocupamos não são eternas e não podem tomar o lugar sagrado de Deus no nosso coração.
O tempo do Advento nos é propício para que tenhamos consciência da nossa realidade existencial passageira e acolhendo Jesus Menino no Natal, nos preparemos para a Sua segunda vinda. O importante é que estejamos atentos, porque na hora em que menos esperarmos, Jesus virá.
A Ele pertence a nossa vida e o nosso viver; por isso, enquanto estivermos trabalhando, casando, comendo e bebendo, de uma forma exclusivamente humana, nós estaremos correndo o risco de sermos surpreendidos pela sua chegada.
Jesus nos diz que dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado.  Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.
À medida que o apocalipse se aproxima, muitos cristãos devotos podem de repente desaparecer durante um evento sobrenatural, conhecido como o Arrebatamento e acreditam que isso ocorrerá pouco antes do advento de um período de sete anos de tumultos inimagináveis conhecido como tribulação. Em um piscar de olhos, milhões terão desaparecido.
O arrebatamento constitui a primeira etapa da segunda vinda de Jesus Cristo. Será isso o que São Paulo explica claramente na Primeira Epístola aos Tessalonicenses (1Ts 4, 13-18)?
Ocorrerão engavetamentos descomunais quando sem ninguém atrás de um volante, carros perdem o controle. Um avião fazendo uma aproximação final do aeroporto, repentinamente fica sem piloto e cai. Muitos desaparecerão inexplicavelmente. O caos irrompe por todos os lados. Mas esse evento desconcertante é apenas o início e será o período mais turbulento da história humana. E como será o começo do fim?
Num ponto muitas culturas concordam: haverá um fim para este mundo em que vivemos. Porém, quando e como será esse fim? As especulações são as mais variadas. Escutamos muitas pessoas dizerem que o mundo iria acabar na passagem para o ano 2000. Aqui estamos nós em 2010. Agora a previsão é para 21 de dezembro de 2012.
Dois filmes - "Deixados para trás" e "2012", sucessos no cinema, tentam colocar os sinais citados no livro do Apocalipse e as palavras de Jesus para mostrar como seria o fim dos tempos, se ocorresse nos dias de hoje. Claro que são obras de ficção e devem ser assistidas com senso crítico. E o que precisamos saber sobre o fim dos tempos?
O que precisamos é compreender bem os alertas de Jesus e estar vigilantes e preparados, com a consciência tranquila de ter feito o melhor, usando os talentos que Ele nos deu, porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos esperarmos. 
Fonte: Modernas Reflexões     

Nenhum comentário:

Postar um comentário