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sábado, 27 de novembro de 2010

Tempo de esperar o Messias

Católicos entram no período litúrgico que antecede o Natal. É preciso cultivar uma vida de penitência e conversão.

Maria Rodica Tutas (Irmã Ângela)
Doutoura e professora de Patrística do IRFP-CNBB Norte 2 

Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim "adventus", que quer dizer "chegada") corresponde às quatro semanas que antecedem ao Natal.
O Advento tem uma dupla característica. A primeira é a de ser um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens. Mas o Advento é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo de Advento se apresenta como um tempo especial e oportuno (Kairós) da graça de Deus. Portanto, de piedosa e alegre expectativa. [1] 
O tempo do Advento começa com as Primeiras Vésperas do domingo no dia 30 de novembro, ou no domingo que lhe fica mais próximo (este ano, 28 de novembro), terminando antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor.  Os domingos deste tempo são chamados 1º, 2º, 3º e 4º domingos do Advento. Os dias de semana dos dias 17 a 24 de dezembro, inclusive, visam de modo mais direto a preparação do Natal. [2]
Algumas orientações litúrgicas [3]
Nos domingos do tempo de Advento, as leituras do Evangelho têm uma característica própria: referem-se à vinda do Senhor no final dos tempos (primeiro domingo), a João Batista (segundo e terceiro domingos) e aos acontecimentos que preparam de perto o nascimento do Senhor (quarto domingo). As leituras do Antigo Testamento são profecias sobre o Messias e o tempo messiânico, extraídas principalmente do Livro de Isaías. Quanto às leituras dos Apóstolos, contêm exortações e ensinamentos relativos às diversas características deste tempo.
Para os dias da semana, há duas séries de leituras. A primeira é desde o princípio até o dia 16 de dezembro, durante a qual se lê o profeta Isaías, seguindo a ordem do livro e sem excluir aquelas perícopes (parágrafos) mais importantes que se leem também aos domingos. Os evangelhos desses dias estão relacionados à primeira leitura. A partir da quinta-feira da segunda semana, começam as leituras do Evangelho sobre João Batista. A primeira leitura é uma continuação do livro de Isaías ou um texto relacionado com o Evangelho. Na última semana antes do Natal, leem-se os acontecimentos que preparam imediatamente o nascimento do Senhor, tirados do primeiro capítulo do Evangelho de São Mateus e do primeiro capítulo de São Lucas. Para a primeira leitura foram selecionados alguns textos de diversos livros do Antigo Testamento, levando em consideração o Evangelho do dia; entre eles se encontram alguns vaticínios messiânicos de grande importância.
Por fim, sendo um tempo especial, a Igreja dá umas orientações quanto à celebração litúrgica:
1. No Advento não se reza (nem se canta) o glória;
2. Deve-se evitar o excesso de enfeites e de flores no ambiente litúrgico;
3. Um destaque especial deve-se dar à coroa do Advento; logo após a saudação do presbítero, costuma-se acender uma vela a cada domingo. O acender das velas, normalmente, é aberto com a bênção das velas, canto e oração própria; 
4. Após a oração da assembleia segue a prece da campanha para evangelização.
Durante o período do Advento, a cor litúrgica roxo-lilás é o símbolo de espera, ansiedade e expectativa. Neste sentido, relembramos que as vestes litúrgicas também devem ser de cor roxa, como sinal de nossa conversão em preparação para o Natal, com exceção do terceiro domingo, em que a cor rosa substitui o roxo, revelando o Domingo da Alegria (ou Domingo Gaudette). O tema básico tem como finalidade a redescoberta da esperança, realidade que permeou toda experiência do povo de Deus em caminho para a Terra Prometida, tendo seu auge no evento de Cristo que veio para salvar a humanidade. Portanto, o Advento deve ser tempo de celebração onde a sobriedade e a moderação são características peculiares da liturgia e da postura dos cristãos.
Seria também muito próprio fazer, em nossas casas, uma breve oração e acendimento das velas nos domingos que antecedem ao Natal. As quatro velas representam as quatro semanas de Advento e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. As cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor. No 1º Domingo do Advento acende-se a primeira vela, símbolo que nos deve levar à contemplação da luz nascente a proximidade do Natal, quando Cristo, o Sol nascente, brilhará nos nossos corações e na humanidade inteira. Trata-se de um tempo de vigilância diante da espera do Senhor que vem. [4]
O tempo litúrgico do Advento nos adverte para as três vindas do Senhor. É um tempo de espera ativa relacionada à vigilância evangélica Mt 25, 1-13 e o vigiar para não ser surpreendidos  Mt 24, 37-44. A vigilância bíblica, que significa propriamente abstenção do sono, é a atitude que Jesus mesmo, na parábola das dez virgens, recomenda aos que esperam sua vinda: Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora. Se os cristãos vivem vigilantes, então estarão preparados para as três vindas do Senhor: a vinda histórica, a encarnação, quando o Senhor já veio por meio da Virgem Maria; a vinda escatológica, o Senhor virá no fim dos tempos para o julgamento universal do mundo; e a vinda de cada dia, que acontece de maneira misteriosa e, que os fiéis devem descobri-lo com os olhos da fé na proclamação da Palavra, nos irmãos que encontram e com os quais convivem, mas sobretudo nos símbolos sacramentais que o tornam presente no meio da comunidade eclesial.     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] Cf. Normas Universais. Ano Litúrgico, V,39.
[2] Cf. Missal Romano, 6a edição, Paulus, 1992, p. 106.
[3] Cf. Missal Romano Palavra do Senhor. I Lecionário Dominical, Paulus, 6a reimpressão, 2004, pp. 35-36.
[4] Site: aprendebrasil

A COROA DO ADVENTO

A coroa do Advento, formada por três velas roxas e uma rosa, remete à esperança e à vida.
1ª vela: Lembra o perdão concedido a Adão e Eva e a atitude vigilante pela chegada de Jesus;
2ª vela: Convida à conversão e à preparação do caminho do Senhor;
3ª vela: É cor-de-rosa porque representa o júbilo pela proximidade do nascimento de Jesus Cristo;
4ª vela: Simboliza a fé em Jesus, a luz do mundo.
Veja o que refletir no Advento

1º Domingo: A liturgia convida ao arrependimento pelos pecados cometidos, preparando o coração para a vinda gloriosa do Senhor. É preciso uma espera vigilante (Lc 21, 25-28.34-36);
2º Domingo: O Evangelho anuncia que para se alcançar a salvação é necessário preparar os caminhos do Senhor através da fé nas promessas de Deus (Lc 3, 1-6);
3º Domingo: É a apresentação dos tempos messiânicos, um tempo em que reinam a fraternidade e a justiça. Cristo é apresentado como o Rei. É tempo de alegria (Lc 3, 10-18);
4º Domingo: O canto Magnificat, proclamado por Maria, mostra a concretização da vontade de Deus. O Salvador é preparado para a missão (Lc 1, 39-48); 
Fonte: Fundação Nazaré 


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