Hoje é

sábado, 5 de fevereiro de 2011

PALAVRAS DO NOVO PÁROCO À COMUNIDADE PAROQUIAL

Queridos irmãos e amigos, Excia. Revma. Dom Alberto, nosso amado Pastor! Revmo. Sr. Vigário Geral de minha estima particular, Revmo. Sr. Cura da Sé e MD Vigário Episcopal Pe. José Gonçalo, caro Chanceler da Cúria Revmo. Pe. Jaime Sidonio e demais presbíteros e Diáconos, religiosos e seminaristas aqui presentes nesta noite.
Meu coração exulta de alegria no Senhor! Caríssimos irmãos e irmãs, amigos e fiéis que partilham conosco desta alegria.
A todos os paroquianos de São José vós sois vitoriosos, pois agora sois Paróquia e eu convosco sou muito feliz.  Ao aproximar-se meu aniversário de ordenação sacerdotal (03 anos), no próximo mês de março o Senhor me cumula de alegria e me entrega aos vossos cuidados e a mim o cuidado de todos vós. Vós todos sois meus filhos espirituais, sou convidado a amá-los, o padre é o guia espiritual da comunidade que lhe foi confiada. Ele gera e este ato é uma paternidade espiritual de tamanha grandeza que só saberemos experimentar conduzidos no espírito das bem aventuranças do Evangelho de hoje, deixar-me e deixar-nos “conduzir ao deserto, porque o Senhor certamente nos falará ao coração” e nos dará palavras acertadas. Sem o espírito da oração, da confiança e do abandono total ao Senhor fica difícil construir a comunidade Paroquial. A Paróquia antes de tudo é convidada a ser mais e vou ajudá-los nisso, ter a visão de águia, enxergar longe com espírito de unidade, tudo para a maior gloria de Deus Nosso Senhor.
Que São José nosso patrono nos conduza sempre ao Cristo Pão vivo que desceu dos céus. Ele que é o Pai nutrício do Senhor. Seja a Eucaristia nosso mote e nossa razão de ser, que nossas pastorais e movimentos sejam centrados primeiro na eucaristia e na oração antes de qualquer empreitada. Projetos, metas, obras que não são regadas na oração tendem a falhar, pois se o “Senhor não constrói a casa em vão trabalham os construtores” como nos ensina São Marcelino Champagnat rezando o salmo 126.
Querido e amado Pastor, muito obrigado, por esta paróquia de São José, que hoje Vossa Excia. Cria, erege, instala e inaugura (64ª) seja ela casa de Deus e morada dos homens que amam a Deus, muito obrigado por tê-la confiado a mim, que sou sua extensão aqui. Conte comigo sempre como seu fiel cooperador e participante de seu Ministério Episcopal, na obra evangelizadora e da defesa e do incremento da Fé Católica e da sã doutrina. Que todos tenhamos essa consciência perante sua pessoa, sua paternidade que gera através de seu Múnus Episcopal, vida e o Evangelho da vida e na vida.
“Bem aventurado os mansos porque possuirão a terra”, que São José, espelho de paciência possa dotar-me de paciência e sabedoria para bem conduzir a vida paroquial que nesta noite me esta sendo entregue. Louvado seja o Senhor e sua Mãe Santíssima.
Queridos Irmãos, nossa comunidade nasceu no ano que nasci 1975, somos jovens, temos ideais, não nos fechemos, portanto a ação de Deus e de seu Espírito em nós. Vós enquanto comunidade,  nascestes em 19 de março daquele ano e eu a 12 de março, fui batizado na Matriz de São José em minha terra natal. E em meu nome consta o nome que traz tão rica devoção e tradição, JOSÉ! Quão grande é minha alegria nesta noite!  Cantem céus e terra, Céus e terra cantem, tamanha alegria e regozijo. Aí temos duplo compromisso do respeito e da acolhida, respeitarei vossa historia e procurarei conhecê-la para ampliá-la, aqui venho de braços, mente e coração abertos para trabalhar sem medo algum, porque quem vive pelo medo ou com medo vive pela metade e não quero viver pela metade quero viver a completude de meu sacerdócio sendo o tudo e o nada entre vós. Sendo aquilo para que fui ordenado ser o “cura de vossas almas”, trabalhar para minha e vossa santificação. Contem comigo sempre!
Agradeço profundamente aos padres que aqui se encontram, agradeço de modo especial ao Pe. Carlos, a fraternidade, a acolhida que me possibilita ainda em estar em sua casa paroquial enquanto as instalações aqui ainda não se acomodam. E da grande contribuição que me elaborou e produziu o texto gráfico e litúrgico desta solene Celebração.
Agradeço a todos quantos aqui se encontram, a minha antiga Paróquia de São Pedro e São Paulo que me acolheu ao longo desses 2 anos e 9 meses, a todos vós meu respeito e carinho.
Agradeço ao Pão de Santo Antonio que se encontra aqui representado. Meu carinho a todos os idosos que nos acompanham e rezam conosco através da TV Nazaré.
Agradeço com renovado amor ao Colégio Marista Nazaré, comunidade educativa, pastoral e meus irmãos maristas presentes que me honram com sua presença.
Agradeço a minha equipe de Nossa Senhora, equipe 07 de N.S. Fatima,  o carinho com que sempre me acompanham e o zelo que tem por mim, beijo em seus corações!
Agradeço a turma do grupo de estudos bíblicos do BPM (da capelania MILITAR) que sempre que me pedem ajudo de coração humilde e sincero. Obrigado pelo vosso carinho e amor!
Aos Servidores do Altar de nossa Arquidiocese que acompanho há mais de dois anos. A todos vós meu carinho, meu respeito e minha alegria, muito obrigado por sua presença aqui em São José.
Aos fiés católicos da forma extraordinária do Rito Romano que se fazem presente, meus amigos da missa Tridentina, muito obrigado por sua presença em compartilhar dessa alegria.
A todos quanto fizeram esta noite mais iluminada com seu brilho, ao Pe. Silvio Pároco de Nazaré, ao Pe. Giovanni Incampo, Revmo. Sup. Provincial dos Barnabitas, idealizador e fundador desta obra, ao senhor meu carinho e meu respeito. A casa é nossa, a Igreja é de Deus, somos apenas “administradores de sua multiforme graça”. Graças ao trabalho evangelizador dos barnabitas e dos pioneiros uns ainda vivem entre nós e outros já habitam as moradas eternas, que esta obra foi erguida e agora muito mais, agora adulta é convidada a evangelizar mais e mais. Nossas palmas aos padres barnabitas e a comunidade que aqui se ergueu há mais de três décadas.
Nossos agradecimentos ao Gilmar que, como sempre, com maestria e toque dignos enfeita a casa do Senhor, por quem nutro um carinho especial e respeito profissional, quem decorou minha ordenação na catedral há 03 anos.
A transição que tão bem me entrega hoje para que a partir daqui eu conduza esta obra o diácono João da Graça e todo o Conselho da Paróquia e o zelo que nutriram e nutrem pela casa de São Jose, muito obrigado diácono que o Senhor ilumine seus passos seja aqui seja onde estiver servindo a causa do Evangelho.
Ao ministério de música, que abrilhantou esta noite com sua voz e instrumentos, que possais continuar evangelizando através da musica, RICREATO, obrigado!
As lembranças que foram feitas e serão entreguem ao final da missa, muito obrigado especial aos que providenciaram.   
As veiculações jornalísticas que convidaram a sociedade para este momento de luz.
Aos meus familiares, pais e parentes que nos assistem pela internet graças a TV Nazaré, meu carinho e meu amor a todos.
 Grato também a TV Nazaré tão útil em nossa ação pastoral.
Ao Pe. Acir, cerimoniário, ad hoc, e nossos acólitos que fizeram e ajudaram no serviço do altar.
A todos vós fieis, amigos, conhecidos, que nos amam e acreditam em nosso trabalho e acreditam em nossa Igreja que ajudaram e contribuíram para que tudo isto pudesse estar hoje acontecendo e continuando uma bela história meus cumprimentos respeitosos e uma ação de graças perene a Deus nosso Pai. Beijo o coração de todos e de cada um que aqui se encontra e de todos que nos assistem a longas distâncias.
Meus irmãos, filhos amados,  não tenho medo, o sentimento que passa agora em minha cabeça e coração é de uma profunda confiança, porque sei em quem acreditei e quem aqui me colocou é fiel e não me abandonará! A Paróquia de São José, antes que eu tome posse dela e de todos vós filhos amados, sois vós que tomais posse de mim, vosso servo. Que eu no meio de vós seja tudo para todos. Para ganhar todos ao Cristo, Pastor Eterno! Eis aqui! 
    Pe. Wiremberg José
Pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário