Hoje é

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Palavra vem pela internet

João Carlos Pereira, jcparis@orm.com.br
João Paulo II foi o Papa que conduziu a Igreja ao mundo da tecnologia. Sob seu pontificado, a internet popularizou-se e as redes sociais difundiram-se enormemente. O próprio chefe da Igreja se deixou fotografar, utilizando a rede mundial de computadores. A página do Vaticano, na Internet, é um primor de qualidade. Recentemente, Bento XVI, que também sabe da importância da internet e estimula sua boa utilização, tem se comunicado com o mundo através do computador. Sabendo que sou assíduo visitante da Santa Sé virtual, um amigo me passou o endereço de um site, que desejo, sinceramente, repartir com os leitores: www.evangelhoquotidiano.org
Para quem tem intimidade com a internet, não há mistério. Basta copiar e colar o endereço para ter acesso ao site, cuja origem, como poderá facilmente se ver, é portuguesa. Os organizadores avisam que o "Evangelho Quotidiano é um serviço livre de qualquer participação financeira, proposto por uma equipa internacional de pessoas católicas e voluntárias que desejam propagar o Evangelho o mais possível. Propomos este serviço sem qualquer apoio financeiro com excepção dos dons possíveis dos nossos subscritores".
Basta que se faça um pequeno cadastro para que, diariamente, chegue, via computador, ou via celular, o Evangelho proposto, pela Santa Igreja, como leitura. E não será apenas o texto da sagrada escritura que surgirá na tela do computador. Junto com ele, quase sempre, virá um comentário assinado por um dos patriarcas da Igreja, o que nos ajuda a melhor compreender a palavra de Deus. O do domingo passado, que traz a imagem da samaritana, que queria beber a água viva, veio comentado por São Tiago de Sarug, um monge e bispo sírio, que viveu entre os séculos V e VI.
Além deste site, considerado muito bom por quem entende do assunto, há, também, na internet, uma série de outros que, diariamente, publicam o Evangelho lido nas missas, acompanhado, ou não, de um comentário. Não são dois ou três, são dezenas de endereços eletrônicos, cujo acesso é absolutamente gratuito. Isso significa que a pessoa pode chegar até ele, sem necessidade de usar o cartão de crédito ou de ter uma senha especial.
Nesse sentido, a internet tem sido uma grande aliada da Igreja de Cristo na missão de promover a evangelização dos povos. Muita gente fala mal da internet, como se ela fosse apenas um porto de perdição. O mau caminho existe dentro e fora da web. Resta ao internauta escolher o que serve, ou que não serve. O endereço www.evangelhoquotidiano.org é uma porta para a boa leitura, para reflexão e para o aprendizado de verdades eternas. 
 
Fonte: Alegria de ser católico   

Nenhum comentário:

Postar um comentário