Hoje é

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ex-mordomo do Papa será levado a julgamento


Foram publicados na última segunda-feira, 13, o requerimento e a sentença do juiz do processo do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, o advogado Piero Antonio Bonnet, relativos ao vazamento de documentos confidenciais vaticanos. Um empregado da secretaria de estado também esteve envolvido.

O juiz de instrução levou a julgamento Paolo Gabriele, ajudante de quarto do Papa, acusado por furto qualificado, e Claudio Sciarpelletti, funcionário da secretaria de estado, acusado de cumplicidade. O
advogado da Santa Sé formulou a acusação do promotor de justiça, o advogado Nicola Picardi, com base na responsabilidade do acusado Gabriele, por causa dos documentos encontrados em sua casa e pela sua própria admissão de culpa. O ex-mordomo, de fato, depois de negar, a princípio, a sua própria responsabilidade, admitiu em interrogatórios posteriores, ter fornecido documentos confidenciais ao jornalista Gianluigi Nuzzi e em seguida publicado no livro “Sua Santidade”, motivando a sua ação como “uma ajuda para a Igreja”.

Embora consciente de fazer um ato ilegal, Gabriele tem justificado suas ações admitindo acreditar que o Papa não estava devidamente informado da corrupção interna da Igreja, que ele, ao contrário, estava consciente. Ele disse: “eu tinha certeza de que um choque, até mesmo na mídia, poderia ter sido algo muito bom para trazer de novo a Igreja de volta ao caminho certo”.

Soube-se que também estava envolvido no processo o funcionário do Vaticano Claudio Sciarpelletti, técnico informático da secretaria de estado, que durante o inquérito confessou que teve numerosos contatos com o ajudante de quarto. Na gaveta de sua mesa, foi encontrado um envelope contendo o material confidencial. Sciarpelletti foi preso no dia 25 de maio e, em seguida, colocado em liberdade provisória, após fiança, no dia seguinte, com a obrigação de cumprir com certos requisitos. Por falta de provas sobre a cumplicidade no roubo, foi excluído das acusações, mas será processado “por cumplicidade”. O processo iniciado pela Magistratura Vaticana ainda está em andamento e pode abrir novos procedimentos com base em provas adicionais. Ainda não é possível saber a data do julgamento até depois do 20 de setembro, data em que o Tribunal será atualizado. O Papa manteve-se fora do processo, a fim de dar maior autonomia para os juízes e um claro sinal de transparência.

Semana da Família: orações e vigílias em todo o Brasil

As comunidades paroquiais, animadas pela Pastoral Familiar e em conjunto com os diversos movimentos e serviços em favor da família, realizaram orações e vigílias pelo bom êxito da Semana Nacional da Família 2012. O evento acontece entre os dias 11 e 18 de agosto  em todo o Brasil, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

Grupos de famílias se prepararam para esta semana com horas santas, momentos de adoração, vigílias noturnas, jejuns, sacrifícios, intenções de missas e preces dos fiéis nas missas de comunidade. Segundo o assessor da Comissão Vida e Família, padre Wladimir, a Igreja pretende que a Semana Nacional da Família proporcione às famílias católicas um olhar especial para a vida familiar, com o propósito de garantir e promover o valor da família como um bem à sociedade. Em várias regiões do Brasil, como é comum todos os anos, a vigília de oração em favor da Semana Nacional da Família tornou-se um momento privilegiado para os membros das famílias rezarem e cultivarem a espiritualidade familiar.

Hino da JMJ é apresentado na festa da Aventura da Cruz  

A “Festa da Aventura da Cruz” será o grande momento de apresentação do hino oficial da JMJ Rio2013. O anúncio foi feito durante a 10ª Vigília dos Jovens Adoradores, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, Igreja de Sant’Ana, na noite do dia 10 de agosto. Padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada, convidou toda a juventude para o evento que acontecerá no próximo dia 14 de setembro, data em que a Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz. A “Festa da Aventura da Cruz” será na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, a partir de 20h.
Os jovens estarão reunidos para um grande momento de oração e música, já preparando os corações no Bairro de Santa Cruz, que completará em setembro 446 anos, e que receberá, em 2013, alguns dos Atos Centrais da JMJ, a Vigília e a Missa de Envio com o Papa Bento XVI. A “Festa da Aventura da Cruz” vai contar com as apresentações de Adriana, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Rosa de Saron, Olivia Ferreira e Frutos de Medjugorje. A missa será presidida pelo núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni d’Aniello.

Principais atividades do Ano da Fé

A Igreja vai celebrar o “Ano da Fé” entre 11 de outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – e 24 de novembro de 2013, conforme anunciou o Papa em 16 de outubro de 2011, durante a Missa conclusiva do primeiro Encontro Internacional de Novos Evangelizadores. As principais atividades do ano são:

6 de outubro - Pátio do gentios
A primeira atividade será uma edição da iniciativa “Pátio dos Gentios”, em Assis, Itália.

7 a 28 de outubro – Sínodo
Na sequência, haverá a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre “Nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

11 de outubro - Abertura solene

Bento XVI presidirá a solene abertura do Ano da Fé na Praça São Pedro.

12 de outubro - “A fé de Dante”

A Igreja de Jesus, no centro de Roma, vai hospedar uma sessão cultural e artística sobre “A fé de Dante”.

21 de outubro – Canonizações

Bento XVI canonizará seis mártires e testemunhas da fé.

20 de dezembro até maio de 2013 - Exposição
Haverá, no Castelo Santo Ângelo, uma exposição sobre o Ano da Fé.

25 e 26 de fevereiro – Congresso

Em Roma, um congresso internacional debaterá o tema “São Cirilo e São Metódio entre os povos eslavos”.

18 de maio - Vigília com movimentos eclesiais

A vigília de Pentecostes será presidida pelo Papa com a participação dos Movimentos eclesiais.

2 de junho

- Adoração eucarística na Festa do Corpo de Deus, o Papa presidirá a solene adoração eucarística.

22 de junho – Concerto
Grande concerto na Praça de São Pedro vai celebrar o Ano da Fé.

23 a 28 de julho – JMJ
Logo depois, a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a28 de julho, no Rio de Janeiro, prevê a participação do Papa.

29 de setembro - Jornada dos catequistas

Jornada dos Catequistas, Bento XVI recordará 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

13 de outubro - Nossa Senhora

O Papa presidirá uma celebração em honra de Nossa Senhora, com a participação das associações marianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário